Projeto
Pesquisa sobre polímeros
Projeto
Design, inovação e sutentabilidade

Agente de Inovação

Inovação em Pequenos Negócios com Sebrae/CNPq

2012 - 2014 | SEBRAE/CNPq

O Programa ALI do Sebrae/CNPq é uma consultoria de inovação desenvolvida especialmente para pequenos negócios. Para o agente de inovação é um desafio que começa no processo de seleção. São três fases, compostas por análise curricular, prova objetiva e capacitação de dois meses em que trinta participantes disputam por vinte vagas. Preparado para ir a campo, e com a faca nos dentes, o agente precisa cumprir com o planejamento estratégico e prestar atendimento para cinquenta empresas em até um ano. Cumprindo com o plano de trabalho de prospectar, sensibilizar e aderir, diagnosticar, estruturar plano de ação, e realizar o acompanhamento que se estende por mais um ano. Neste ínterim também precisa produzir resenhas e entregar dois artigos científicos para a Universidade Corporativa Sebrae/CNPq.

A inovação é fator de sobrevivência das micro e pequenas empresas e instrumento necessário para que elas aumentem sua participação na economia brasileira, consolidando posições no mercado interno e assegurando maior participação no mercado internacional. Por isso, o Sebrae criou o Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), que, em parceria com o CNPq, tem o objetivo promover a prática continuada de ações de inovação nas empresas de pequeno porte, por meio de orientação proativa, gratuita e personalizada. Esta orientação é realizada por ALI, bolsistas do CNPq, selecionados e capacitados pelo Sebrae, para acompanhar um conjunto de empresas definidas pelo Sebrae/UF. O programa ALI tem abrangência nacional e está consolidado como diferencial e estratégia de competitividade para os pequenos negócios.

 

[URIS id=2657]

Formatura na Feira do Empreendedor Sebrae

Quando se fala em inovação, muitos empresários logo pensam em mudanças altamente tecnológicas e custos elevadíssimos. Para que você não pense da mesma forma, é bom saber que inovar é algo simples e pode estar presente no dia a dia da sua empresa. Por isso e para você é que existe o ALI, um programa que promove a cultura da inovação na sua empresa.

O programa oferece acompanhamento in loco, o ALI vai até o seu negócio e irá monitorar de forma customizada a implantação das ações inovadoras que você decidir utilizar; acompanhamento continuado, o acompanhamento do ALI é, em sua essência, continuado, pois envolve repetidas visitas às empresas (a empresa é acompanhada por um período de até 30 meses); acompanhamento customizado, as soluções são apresentadas de acordo com a necessidade da sua empresa; acompanhamento especializado, as ações propostas pelo ALI são validadas pelo Consultor Sênior, especialista do Sebrae, o que possibilita uma orientação mais fiel e coerente; acompanhamento gratuito, destaca-se a não cobrança de nenhuma taxa para o acompanhamento do ALI. Compreende-se, naturalmente, que as ações sugeridas pelo ALI podem incorrer em custos para o empresário, principalmente por envolverem a aquisição de novos equipamentos, serviços ou tecnologias.

Abaixo um release do primeiro artigo publicado no primeiro ano do projeto, de titulo: Inovação organizacional sob a ótica do design estratégico: uma amostragem de MPEs de São José dos Campos do setor de Fabricação de Produtos de Borracha e de Material Plástico. E um episódio do Programa Aprendiz em que os participantes passam um dia como Agentes de Inovação.

 

[URIS id=2664]

Release do artigo: Inovação organizacional sob a ótica do design estratégico: uma amostragem de MPEs de São José dos Campos do setor de Fabricação de Produtos de Borracha e de Material Plástico.

 

Episódio de o Aprendiz em que os participantes passam um dia como Agentes de Inovação.

 

Fontes: Sebrae




TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © raphaelcardoso.com
Para uma melhor
visualização rotacione
seu dispositivo.