Projeto
Design, inovação e sutentabilidade
Artigo
Inovação com Design

Plano de Inovação Empresarial

Aperfeiçoamento no Núcleo de Inovação Tecnológica da USP

GEPIT é um curso de aperfeiçoamento em gerenciamento e execução de projetos de inovação tecnológica, elaborado pela Agência USP de Inovação, a FIESP/CIESP e a FDTE. Tem como objetivo instrumentalizar os participantes com ferramentas e técnicas que os levem a pensar de modo diferenciado, “fora da caixa”, potencializando a criatividade inerente ao povo brasileiro sob o aspecto do empreendedorismo.

O encerramento do curso é um plano de inovação, documento que trata da inovação empresarial no planejamento estratégico da organização. O plano foi realizado em parceria com a empresa Dualtec Cloud Builders, e com a participação dos seguintes integrantes: Rafael Panazzo Roizman, Raphael Cardoso Mota PereiraZaira Palomino, Diego Costa. Nesse documento são considerados aspectos como governança, diagnósticos, gestão da inovação, indicadores, roadmapping tecnológico e gestão de projetos.

Além do trabalho final existem outros trabalhos ao longo do curso, e que também são muito construtivos por serem dinâmicos e de temática livre. Uma característica comum entre estes trabalhos é a dimensão de rede e de colaboração entre a turma.

Um exemplo é o GEPIT Network, um banco de oportunidades baseado em demanda e oferta de qualquer natureza profissional. Como resultado obteve-se um mapa de oportunidades entre as empresas participantes do curso.

GEPIT

A lógica desta ferramenta ajuda a compreender ambientes complexos como os das grandes organizações e contribui para a construção de oportunidades de inovação. Por exemplo, pode organizar as competências e habilidades de uma rede de colaboradores, resultando na identificação de recursos que antes não poderiam ser utilizados pelos gestores.

 

 




TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © raphaelcardoso.com
Para uma melhor
visualização rotacione
seu dispositivo.