Projeto
Mentoria no Startup Weekend
Projeto
Mentoria no Global Goals

Workshop de Modelagem de Negócios

Business Model Canvas no HackTown

2016 | HackTown

HackTown é uma série de palestras, shows e outras atividades com tudo rolando ao mesmo tempo em bares e restaurantes na região central de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais. Um dia inteiro de palestras e painéis sobre assuntos que alimentam a imaginação e o referencial profissional, além de shows e atividades criativas que geram conexões de impacto. Foram 14 locais com atividades simultâneas – um próximo ao outro – e o publico escolhe o que quer ver com base na vontade própria e no momento.  Junto ao time do Núcleo de Empreendedorismo do Inatel, contribuí com o evento através de um WorkShop sobre Modelagem de Negócios no restaurante Armazém do Vale.

Business Model Canvas é uma excelente ferramenta para modelagem de negócios, e está inserida na dinâmica do desenvolvimento ágil. Oferece uma perspectiva de como um negócio cria valor, entrega valor e captura valor.

A ferramenta foi criada por Alexander Osterwalder como resultado de uma tese de doutorado. A ferramenta obteve grande adesão e repercussão porque contou com a contribuição de mais de 400 profissionais — diretores, gerentes e consultores — de empresas de classe mundial. Por isso, além da ferramenta, o livro oferece uma perspectiva das principais tendências mundiais sobre o desenvolvimento de novos negócios.

Recordações do HackTown.

O framework propõe nove principais dimensões para um modelo de negócio. Se estrutura pelo quadrante da proposta de valor, elemento central e que dá sentido de como a organização entrega valor, e apresenta os outros oitos quadrantes sob a perspectiva do funcionamento do cérebro humano. Do lado esquerdo o racional da empresa, que são: atividades chave, recursos chave, parcerias e estrutura de custos, e que representa como a organização cria valor. E do lado direito o emocional da empresa, que são: segmento de clientes, relacionamento com o cliente, canais de distribuição e entrada de receitas, e que representa como a organização captura valor. Essa perspectiva também pode ser entendida, respectivamente, como dentro da empresa e fora da empresa.

A ferramenta Canvas se tornou um instrumento indispensável para empreendedores, e também pode ajudar negócios estabelecidos a inovar. Vale lembrar que a ferramenta amadureceu e atualmente faz parte de um conjunto de instrumentos para modelagem e análise de negócios. O framework Value Proposition Design é utilizado antes do Business Model Canvas, para a estruturação da proposta de valor e do segmento de clientes, etapa crítica para modelagem do negócio.

Value Proposition Design

O Canvas de Proposta de Valor é uma adaptação evolucionária da ferramenta Mapa da Empatia, utilizada para conhecer de forma aprofundada a perspectiva do usuário sobre o problema. O Canvas de Proposta de Valor procura entender qual é o trabalho que o usuário realiza para resolver o problema, e quais são as dores e ganhos provenientes desse trabalho. Mas a ferramenta vai além, e permite a estruturação da solução ideal, aquela que potencializa os ganhos e mitiga as dores, através de uma solução muito mais desejável do que o trabalho que é realizado pelo usuário.

 




TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © raphaelcardoso.com
Para uma melhor
visualização rotacione
seu dispositivo.