Artigo
Inteligência de Mercado
Projeto
Agente de Inovação

Pesquisa sobre polímeros

Polímeros: organização, usabilidade e produtos

Polimeros: Organização Usabilidade e Produtos é um projeto de iniciação científica, vinculado ao projeto Cartografia dos Materiais realizado em 2009. O projeto foi orientado pela Prof.a Denise Dantas, e financiado pelo Centro Universitário SENAC. O objetivo foi identificar, mapear, organizar e disponibilizar informações sobre os materiais plásticos e seus processos de transformação, bem como promover uma discussão crítico – reflexiva acerca de suas aplicações em produtos e superfícies, para em seguida gerar aplicações desses conteúdos no âmbito do design. O projeto foi apresentado e publicado no 9 Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Design 2010.

A motivação do trabalho veio do desejo de entender o impacto do plástico no meio ambiente, e o porquê da estigmatização da materialidade artificial. Pois, se ao mesmo tempo em que é simbolo de inércia no meio ambiente, por outro lado, também é simbolo de progresso para a sociedade.

No desenvolvimento do projeto foi possível uma aproximação com o universo do material plástico, conhecer seu modelo industrial, associações, centros tecnológicos e politicas públicas. A investigação foi ao encontro de um sistema de classificação com foco no desenvolvimento de produtos sob a ótica do ecodesign. Este sistema esta relacionado ao ciclo de vida do produto, ou seja, onde os materiais selecionados no pré-desenvolvimento do produto têm importante resultado na eficiência de retorno no pós-consumo.

 

 




TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © raphaelcardoso.com
Para uma melhor
visualização rotacione
seu dispositivo.