Projeto
Minicurso de Propriedade Intelectual
Projeto
Plano de Inovação Empresarial

Radar da Inovação

Inovação no Modelo de Negócio

2014 | Artigo

O Radar da Inovação permite uma análise 360º sobre a cultura de inovação de uma organização e é um modelo bem sucedido no Brasil e no exterior. Foi estruturado por Mohanbir Sawhney, especialista em inovação empresarial, e ganhou atenção especial quando foi publicado pela MIT Sloan Management Review. Sua proposta contribui para a competitividade das organizações, por meio de uma abordagem que vai além das tradicionais dimensões de inovação por produto e processo, também contemplando fortemente as inovações organizacionais e de marketing. As análises extraídas deste modelo permite gerar um impacto sistêmico na gestão empresarial, na melhoria de produtos e processos e na identificação de novos nichos de mercado. A prática como Agente de Inovação conduziu ao desenvolvimento de uma ferramenta canvas que facilita a dinâmica de trabalho agente-empresa. O framework possui as dimensões do radar da inovação, e possibilita a construção do plano de ação de forma integrada e sistêmica, considerando a oferta da empresa como elemento estratégico de competitividade.

Inovação com foco na oferta

Normalmente, em um ambiente competitivo as empresas tendem a ficar cada vez mais parecidas. Por exemplo, se uma empresa melhora sua produtividade com uma nova tecnologia, é natural que muito em breve seu concorrente também adote a mesma tecnologia. Esse fenômeno já relatado pelos estudiosos é classificado como isomorfismo, o termo também é utilizado em outras áreas do conhecimento para classificar a semelhança entre objetos distintos.

Em um cenário econômico e produtivo que tem apresentado crescimento lento e comoditização dos preços, muito pela competitividade do mercado global, se faz necessário inovar muito além da ótica da P&D, produto e processo, para que as empresas se mantenham competitivas. Por isso, é necessário ter uma visão 360º da inovação empresarial, que seja sistêmica aos processos gerenciais de uma empresa, e também tenha foco principal nos resultados gerados para o cliente. De acordo com Sawhney, quando uma organização é capaz de identificar e perseguir dimensões de inovação negligenciadas, ela pode mudar a base de competição, deixando para trás as outras organizações.

Este modelo oferece convergência porque alinha todos os ativos de inovação da organização para uma única estratégia: a competitividade, ou a inovação do modelo de negócio. É importante lembrar que a maturidade na gestão é um ponto crítico para a organização que deseja inovar, por isso a ausência de um planejamento estratégico voltado para inovação e de indicadores comprometem o aprendizado, que é o principal instrumento de melhoria continua dos processos inovativos.

Além da captação de recursos, outro grande desafio para inovar é possuir uma cultura organizacional que estimule o surgimento de novas ideias e conduza a aderência dos colaboradores ao processo de mudança. Apesar dos desafios, a inovação não é somente uma alternativa, mas sim uma necessidade de mercado. A questão a se considerar é: investir para se diferenciar, ou agir conforme a concorrência, uma decisão de custo e benefício que se apresenta de forma diferente para cada organização.

Abaixo um framework para aplicação do Radar da Inovação, resultado do trabalho como Agente de Inovação no Sebrae e publicado no artigo: A inovação empresarial com foco na oferta. Um framework para revelar o caminho crítico no radar da inovação.

FOLIO_RAPHAECARDOSO-3

A inovação empresarial com foco na oferta. Um framework para revelar o caminho crítico no radar da inovação.




TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © raphaelcardoso.com
Para uma melhor
visualização rotacione
seu dispositivo.