Projeto
Plano de Inovação Empresarial
Projeto
Agente de Inovação

Pesquisa de Recursos para Inovação

Base de oportunidades prospectada durante o Programa Agentes Locais de Inovação

2014 | SEBRAE/CNPq

Recursos para a inovação é um projeto destinado a dar suporte para a inovação empresarial. Foi desenvolvido durante o Programa Agentes Locais de Inovação, e é baseado nos conceitos de inovação aberta e tripla hélice, em que o governo, universidades e empresas estão colaborando para se beneficiarem mutuamente. Tem como principal objetivo disseminar o acesso a recursos para a implementação de planos de ação com foco em inovação empresarial.

As leis de incentivo para a inovação ajudaram a consolidar o sistema de inovação brasileiro, fortalecendo ainda mais a rede de colaboração entre seus integrantes. Para entender a composição do sistema existe um estudo chamado Mapa do Sistema Brasileiro de Inovação, desenvolvido pela a ANPEI, e que pode ser acessado neste link. Esse sistema é baseado no conceito de tripla hélice e permite que as organizações inovem de forma aberta e com menor custo e incertezas.

Durante o trabalho como agente de inovação é natural se deparar com a necessidade de criar uma base de oportunidades voltada para inovação empresarial. No banco de dados do projeto são 114 oportunidades em 14 instituições, distribuías em cinco dimensões de negócio: mercadológico, processos, recursos humanos, financeiro e comportamento empreendedor. A maioria das oportunidades se concentram no sistema S, mas existem oportunidades em institutos de pesquisa e empresas como o Google.

Com o passar do tempo é possível que alguns links do projeto estejam quebrados, então é necessário realizar uma busca na internet pelo titulo do recurso. Este é um projeto que continuará a ser alimentado e aperfeiçoado, atualmente está no Google Docs: Recursos para Inovação.

 




TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © raphaelcardoso.com
Para uma melhor
visualização rotacione
seu dispositivo.