Projeto
Design Thinking para Startups
Artigo
Radar da Inovação

Mentoria no Startup Weekend

Startup Weekend: learn, network, startup

2016 | Inatel

O Startup Weekend é um evento que ocorre em mais de 95 países ao redor do globo, foi idealizado pela TechStars e conta com o apoio do Google for Entrepreneurs. Empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas são envolvidos em uma competição de startups que acontece em 54 horas de muita ação. Em 2016 o Inatel organizou sua terceira edição do Startup Weekend, nesse evento participei como mentor contribuindo com minha experiência sobre negócios e inovação, e em troca tive a oportunidade de vivenciar uma das experiências mais intensas em desenvolvimento ágil.

Tudo começa na noite de sexta-feira, com o palco aberto para os participantes compartilharem suas ideias e inspirarem outros a se juntarem a seus times. As ideias mais votadas são escolhidas para serem desenvolvidas pelos times. Durante o sábado e o domingo, os times trabalham duro para encontrar um modelo de negócios de sucesso e criar um Produto Mínimo Viável, utilizando metodologias e ferramentas como Lean Startup e Business Model Generation. Os participantes contam com o suporte de mentores que contribuem com suas experiências. No domingo, os times apresentam o que construíram e recebem feedbacks valiosos de jurados.

[URIS id=2516]

A apresentação final foi julgada por importantes empreendedores como o responsável pelo programa Teléfonica Open Future no Brasil, Renato Valente – que também está à frente da aceleradora do Grupo, a Wayra. O Diretor de marketing da Ericsson América Latina, Jesper Rhode, o Gerente de venture capital da Inseed Investimentos, Edsmar Resende e o Bacharel em Relações Econômicas Internacionais pela Universidade Federal de Minas Gerais, Felipe Mariani que participa ativamente de diversas iniciativas do ecossistema mineiro de empreendedorismo e inovação.

A Startup WaterSaving, que desenvolveu um dispositivo eletrônico para economizar água em sistema de aquecimento solar foi a grande vencedora do SW Inatel. O segundo lugar ficou com o produto Easy Fix, um aplicativo que gere e simplifica manutenção preventiva de equipamentos hospitalares e o terceiro colocado foi o aplicativo Unlock BR/USA que conecta pessoas com mesmos interesses para praticar outro idioma.

Fontes: UP.CO, Inatel




TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © raphaelcardoso.com
Para uma melhor
visualização rotacione
seu dispositivo.